Quando convidar os jornalistas para visitar a fábrica? 

Por Rodrigo Capella

Ao atualizar a caixa de e-mails, você recebe uma mensagem do gerente de produção, com fotos e informações dos novos equipamentos que foram adquiridos para a fábrica.

Rapidamente, você encaminha o e-mail para a assessoria de imprensa, que, em pouco tempo, escreve um release e envia para a sua aprovação.

Esta agilidade, no entanto, se mostrará, pouco eficaz. Para ter destaque na mídia, é preciso ir além da divulgação de um texto.​

Uma opção é realizar uma visita dos jornalistas à fábrica para que eles possam conferir os investimentos realizados, tirar dúvidas e complementar as informações que receberam via release.

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A organização desta visita deve prever alguns pontos, como a escolha dos porta-vozes que irão conversar com a imprensa e dos temas a serem abordados; elaboração da programação detalhada e do roteiro da visita dentro da fábrica; definição dos jornalistas que irão participar; e envio dos convites para estes profissionais via correio e também via e-mail.​

Além disso, um press kit (normalmente, com caneta, bloco e brinde) deve ser entregue aos participantes, como forma de agradecimento pela visita, e um ônibus precisa ser alugado pela empresa para transportar os jornalistas até a fábrica. ​

Para trazer profissionais de outras cidades e Estados, é preciso também oferecer transporte aéreo e hospedagem.​

Esta visita também pode ser feita quando a empresa lançar novos produtos, adotar um novo controle de produção, realizar uma atividade diferenciada com os colaboradores ou apresentar um novo presidente, entre outros temas.​

Ao organizar uma visita à fábrica, a empresa estreitará o relacionamento com a imprensa e se consolidará, cada vez mais, como fonte de informação, requisito fundamental para ter boas reportagens publicadas.​

Então, o que você prefere? Divulgar apenas um release ou realizar uma ação estratégica?​


Comunicação e Marketing INTERNACIONAL para empresas do AgronegócioRodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em ações de marketing e comunicação para o agronegócio.

E-mail:capella@acaoestrategica.com.br.

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