Quando convidar os jornalistas para visitar a fábrica?

por Rodrigo Capella*

Ao atualizar a caixa de e-mails, você recebe uma mensagem do gerente de

produção, com fotos e informações dos novos equipamentos que foram

adquiridos para a fábrica.

Rapidamente, você encaminha o e-mail para a assessoria de imprensa, que,

em pouco tempo, escreve um release e envia para a sua aprovação.

Esta agilidade, no entanto, se mostrará, pouco eficaz. Para ter destaque na

mídia, é preciso ir além da divulgação de um texto.

Uma opção é realizar uma visita dos jornalistas à fábrica para que eles possam

conferir os investimentos realizados, tirar dúvidas e complementar as

informações que receberam via release.

A organização desta visita deve prever alguns pontos, como a escolha dos porta-vozes que irão conversar com a imprensa e dos temas a serem abordados; elaboração da programação detalhada e do roteiro da visita dentro da fábrica; definição dos jornalistas que irão participar; e envio dos convites para estes profissionais via correio e também via e-mail.

Além disso, um press kit (normalmente, com caneta, bloco e brinde) deve ser entregue aos participantes, como forma de agradecimento pela visita, e um ônibus precisa ser alugado pela empresa para transportar os jornalistas até a fábrica.  

Para trazer profissionais de outras cidades e Estados, é preciso também oferecer transporte aéreo e hospedagem.

Esta visita também pode ser feita quando a empresa lançar novos produtos, adotar um novo controle de produção, realizar uma atividade diferenciada com os colaboradores ou apresentar um novo presidente, entre outros temas.

Ao organizar uma visita à fábrica, a empresa estreitará o relacionamento com a imprensa e se consolidará, cada vez mais, como fonte de informação, requisito fundamental para ter boas reportagens publicadas.

Então, o que você prefere? Divulgar apenas um release ou realizar uma ação estratégica?

(*) Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica, empresa que funciona como uma extensão do cliente, criando e desenvolvendo estratégias de comunicação com foco sempre em resultados. A Ação Estratégica conta com metodologia exclusiva, otimizando tempo e recursos do cliente. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br

Nosso Escritório

Avenida Valdemar Ferreira, 468

Butantã - São Paulo/SP

Telefone

(11) 3467-9455

Copyright © 2020 Ação Estratégica. Desenvolvido por Ask Media Tecnologia