O inbound marketing e o agronegócio

por Rodrigo Capella*

 

Muitas empresas de agronegócio resistiram, durante algum tempo, em utilizar

o inbound marketing. Os motivos eram variados: a) acreditavam que os

agropecuaristas não estavam inseridos no ambiente digital; b) desconheciam

os reais benefícios desta modalidade de marketing; ou c) direcionavam todo

o investimento para eventos ou marketing de produtos.

 

Agora, com o novo perfil de agropecuarista, este cenário apresenta claras

mudanças. Empresas de diversos segmentos, como implementos, sementes e

nutrição vegetal, têm apostado no inbound marketing como estratégia de

comunicação.

 

O primeiro desafio das marcas é despertar o interesse do produtor em

consumir determinado conteúdo. Por isso, quanto mais soluções reais o texto propor, mais leitores ele terá.

 

Em um próximo ponto, o agropecuarista precisa ter vontade em se aprofundar, em ler dicas e orientações. Neste estágio, um ebook ou um vídeo é altamente recomendável.

 

No passo seguinte, o foco é despertar o desejo do produtor em se engajar com a marca, em buscar informações. Uma estratégia interessante é direcioná-lo para uma biblioteca virtual, com conteúdo específico e interativo.

 

O último estágio é a venda. Após ter interesse, vontade e desejo, o agropecuarista irá adquirir naturalmente o produtor que necessita.

 

Durante todo o processo, a empresa de agronegócio precisa utilizar técnicas e ferramentas focadas em conteúdo estratégico, otimização, escolha dos melhores canais e também respeito ao relacionamento em rede.

 

Como consequência, ganhará ainda mais visibilidade, reforçará a sua credibilidade e ampliará o faturamento.

 

(*) Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em ações de marketing e comunicação para o agronegócio. E-mail:capella@acaoestrategica.com.br.

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