Assessoria de Imprensa e o Agronegócio

por Rodrigo Capella*

Organizar campanhas internas, elaborar material para feiras e eventos,

coordenar a montagem de estandes, atualizar o site, acompanhar a produção

do novo vídeo institucional, dar suporte para a equipe de vendas.

Se você trabalha no departamento de marketing de uma empresa de

agronegócio, é bem provável que estas e outras atividades façam parte de sua

lista diária. Muitas vezes, por conta de tantas atribuições, uma outra atividade

estratégica acaba não recebendo uma grande atenção: a assessoria de

imprensa.

Como consequência, logo se constata uma realidade: os textos divulgados não

trazem resultados significativos, a comunicação não gera impacto e a empresa

não ganha relevância como marca em seu mercado.

Tudo isso, no entanto, pode ser evitado se a empresa contratar uma assessoria de imprensa que conheça o agronegócio, que entenda essa situação vivida por muitos dos profissionais de marketing e que não atue de forma reativa, esperando apenas as informações para produzir os textos de divulgação.

Em suas atividades diárias, é imprescindível que a empresa de assessoria de imprensa contratada seja uma extensão da empresa de agronegócio e que auxilie em diversas etapas, como, por exemplo, elaboração de plano de comunicação, com sugestões de estratégias, públicos e praças; produção de relatórios frequentes para ajudar a justificar o investimento em assessoria de imprensa; clipagem e análise das notícias publicadas; e produção de eventos para a transmissão de conteúdo adequado aos vários influenciadores.

Para a divulgação, formatos diferenciados também podem ser utilizados e a assessoria de imprensa precisa mapear estas oportunidades. Como exemplo, temos o podcast (gravação em áudio), enviado para rádios, e vídeo-release, direcionado para emissoras de televisão, blogs e canais do YouTube.

Outro ponto importante: a assessoria de imprensa precisa dar suporte para a elaboração do discurso de vendas, com base no histórico da empresa, portfólio de ofertas, ciclo de vendas, público-alvo e principais dores a serem solucionadas.

Para desempenhar com excelência estas tarefas, a empresa de assessoria de imprensa deve estudar em detalhes o cliente, conhecer profundamente os veículos, mapear constantemente os eventos do setor, manter um relacionamento frequente com os influenciadores e oferecer treinamentos e orientações consistentes aos executivos que darão entrevistas.

Com esta metodologia, a assessoria de imprensa será eficaz e irá gerar resultados qualificados para o cliente, contribuindo, inclusive, para a geração de novos negócios.

Então, você, profissional de marketing, quer ou não quer uma empresa de assessoria de imprensa que seja parceira e que se envolva nas diversas etapas da comunicação?

(*) Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em assessoria de imprensa para agronegócio. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br

Nosso Escritório

Avenida Valdemar Ferreira, 468

Butantã - São Paulo/SP

Telefone

(11) 3467-9455

Copyright © 2020 Ação Estratégica. Desenvolvido por Ask Media Tecnologia