Assessoria de Imprensa em feiras e eventos
por Rodrigo Capella*
Algumas semanas antes, a empresa define como será a participação em um
dos principais eventos do setor. Rapidamente, você é convocado para uma
reunião, no qual os principais pontos serão apresentados.
Em poucos minutos, seu caderno já tem diversas anotações: “entrar em
contato com a montadora do estande”, “elaborar novo material promocional”,
“separar produtos para expor no estande”, “contratação de recepcionistas”,
“música ambiente”, “vídeo institucional”.
Como primeiro passo, você faz as ligações necessárias e solicita orçamentos.
Para não se perder, faz um check-list e atualiza, dia a dia, as informações.
Tudo está indo bem, mas em um determinado momento você se lembra da
assessoria de imprensa. Envia um e-mail para a empresa contratada, com informações sobre o evento e sobre a campanha especial de vendas, que será realizada dentro do estande.
No dia seguinte, você recebe um release simples, sem diferenciais. O texto apenas informa que a empresa irá participar do evento.
Como bom profissional, você sabe que esse release não irá chamar atenção do jornalista e que há grandes chances de o conteúdo não ser publicado. A frustração é inevitável e você, então, opta por não divulgar o texto.
O erro, neste caso, está no planejamento. Não da empresa, mas da assessoria de imprensa contratada, que deve ser proativa e solicitar, a cada trimestre, o calendário de eventos do cliente.
Com base no calendário, a assessoria de imprensa deve enviar ao cliente um questionário especifico para cada evento e agendar, na sequência, uma conversa pessoalmente ou por telefone. O próximo passo é a elaboração do plano de comunicação, que dará suporte ao release e também as ações de comunicação a serem realizadas antes, durante e pós-evento.
É recomendável que todas estas informações sejam passadas pela assessoria de imprensa contratada para a assessoria de imprensa do evento. Este alinhamento é fundamental e ajudará em uma ainda melhor exposição do cliente.
(*) Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica, empresa que funciona como uma extensão do cliente, criando e desenvolvendo estratégias de comunicação com foco sempre em resultados. A Ação Estratégica conta com metodologia exclusiva, otimizando tempo e recursos do cliente. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br
